Fatos Sobre – Tim Maia

in Fatos Sobre by

1 – Tim Maia nasceu no bairro da Tijuca, no subúrbio do RIO DE JANEIRO e começou a escrever poesias ainda quando era criança. TIÃO MAIA como era chamado, escreveu suas primeiras canções aos oito anos de idade.

2 – Aos 14 anos, formou uma banda chamada “OS TIJUCANOS DO RITMO” que durou um ano. Mais tarde TIM fez aulas de violão e ensinou outras crianças da Tijuca a tocar. As crianças eram ERASMO CARLOS e ROBERTO CARLOS, companheiros da Chamada Gangue Matoso. A gangue foi batizada com o nome da rua “MATOSO” onde costumavam sair e escutar os primeiros estilos de Rock, juntamente com JORGE BEN.

3 – Em 1959, foi estudar nos ESTADOS UNIDOS, onde morou por quatro anos. Foi nesse período que começou a ouvir o Soul Music. Juntou-se a uma banda chamada “THE IDEALS”, onde escreveu a letra de “NEW LOVE”. Mas a carreira de TIM MAIA foi interrompida em 1963, quando foi preso e deportado de volta ao BRASIL por fumar maconha em um carro roubado.

4 – Depois de voltar ao BRASIL, decidiu morar em SÃO PAULO e tentar alavancar a sua carreira musical, primeiro começou a se apresentar a noite e em programas de rádio. Se tornou visível em 1969 quando lançou “THESE ARE THE  SONGS” com ELIS REGINA. Nos anos de 1970, começou a gravar discos e realizar shows promovendo a síntese do Soul americano e da música brasileira com elementos do samba e do baião.

5 – Mais Tarde converteu-se ao culto da Cultura Racional, abandonou as drogas e a carne vermelha e decidiu escrever canções sobre o livro “UNIVERSO EM DESENCANTO”. A sua gravadora rejeitou os novos álbuns com o conteúdo espiritual, então TIM MAIA comprou as fitas master deles e lançou os álbuns de forma independente. E finalmente em 1975, ele se cansou do culto, destruiu os discos não vendidos e voltou para sua vida despreocupada.


AmazonAmazon

Open in Spotify

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*